Home | Araçu

Vista Aerea

A história de Araçu começa em 1914, quando José Jacinto da Silva, proprietário das terras que margeavam o Córrego Salobro, doou à Igreja Católica partes dessas terras para construção da capela e fundação do patrimônio, assim neste mesmo ano foi levantado o cruzeiro no provável átrio de terras mal niveladas da futura Capela de São Sebastião do Salobro, que foi comemorado com grandiosa festa e sempre a frente dos eventos estava José Jacinto da Silva e seu capataz João Marinho, ao espocar os primeiros tiros da guerra mundial na Europa, estava ereta a Capela do povoado.

Passados onze anos, ou seja, em 1925, duas famílias lideradas por Antônio Camargo e João de Faria que injetaram um novo ânimo de progresso no povoado, em 1930, aos anúncios da Revolução que abalou e restruturou todo Brasil, São Sebastião do Salobro já era arruado, ou seja, possuía uma urbanização delineada.

Em, 1935, Itaberaí elevou o povoado de Catingueiro Grande (Itauçu) à Distrito cuja sua delimitação distrital se incluía as terras do Povoado de São Sebastião do Salobro, que também já pretendia o seu destaque administrativo municipal.

280px-Goias_Municip_Aracu.svgEm 1940, se instalaram mais duas famílias de grande capacidade administrativa, que foram as famílias de Roriz e de Freitas Borges, lideradas por Dorival Roriz e por José de Freitas Borges, hoje todos falecidos. Dorival Roriz empunhou a bandeira da política da elevação do Povoado de São Sebastião do Salobro a distrito de Itaberaí, como já era Cruzeiro do Sul (Itauçu), luta essa que foi em vão, com a criação da nova Capital do Estado pela GO 070, o Povoado de São Sebastião do Salobro ficou mais isolado ainda, somente em 1945 o Distrito de Cruzeiro do Sul deixou de pertencer a Itaberaí, ter sido elevado a município em 1948 e só em 1951, que Dorival Roriz conseguiu a elevação do Povoado de São Sebastião do Salobro a Distrito de Itauçu, já com a nova denominação de Distrito de Araçu (Terra Grande ou Grande Terra). Nome este dado pelo consagrado poeta e intelectual da época o senhor Dr. Cylleneo de Araújo e que também seu filho Dr. Leo Lynce de Araújo, nosso conhecido fazendeiro foi o primeiro vereador de Araçu, com representatividade junto a Câmara Municipal de Itauçu, eleito pelo voto do povo.

Mas Dorival Roriz não se conformou só com reconhecimento municipal, queria ver Araçu não como Distrito, mas sim reconhecido pelo Estado como um dos seus Municípios, e assim os municipalistas com a redistribuição das rendas tributárias criadas no país em 1946, e com a eleição a Deputado Estado e eleito o senhor Ary Demóstenes de Almeida que no programa de Governo estava incluído Araçu como sua preocupação prioritária, assim Dorival Roriz junto com então Deputado Estadual conseguiram junto ao Governador Estadual da época José Ludovico de Almeida, a elevação do Distrito de Araçu de Itauçu à Município de Araçu do Estado de Goiás, pela Lei Estadual de n.º 2.106 de 14 de novembro do ano de 1958 (14/11/58), que foi instalada sua comarca em 1º de janeiro do ano de 1959 (01/01/59), que contou com a presença do Governador Estadual o senhor José Ludovico de Almeida, e a primeira Dama do Estado à senhora Francisca Caldas de Almeida, finalmente Araçu era Município, graças ao dinamismo e inteligência de seu povo liderada pelo Senhor Dorival Roriz e também faz parte da história de Araçu às famílias de Jacinto, Freitas, Borges, Medeiros, Souza, Cunha, Resende, Soyer, Gonçalves, Carneiros, Camargo, Faria e tantas outras famílias pioneiras, o então Governador nomeou como 1º (Primeiro) Prefeito do Município o senhor Jerônimo Henrique Gonçalves.

Elevado a Município do Estado de Goiás em 1958, Araçu continuou a pertencer a Comarca de Itauçu, mas em 1964 foi instalado seu 1º (primeiro) Cartório de Registro Civil, somente no dia 25/07/1970, que foi instalada sua própria Comarca, que contou com a presença de várias autoridades Dom Juvenal Roriz, Dr. Romeu Pires de Campos Barros, Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás.

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Prefeitura inicia mutirão de poda de árvores nas ruas de Araçu

Confira as fotos do Arraiá da Escola Municipal Cantinho do Saber

Centro Radiológico é reinaugurado

Antiga Escola Fazenda de Araçu será a nova Estação Experimental de Inovação Rural da Emater

Secretaria de Obras inícia patrolamento na Zona Rural de Araçu