Artesãos de Araçu recebem carteira nacional de trabalho manual

Na última segunda-feira, 12, a Prefeitura de Araçu, através da Secretaria de Assistência Social e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), a primeira-dama Carla Costa recebeu no Clube Cultural o gerente do Programa Carteira do Artesão do Estado de Goiás, André Franco, aonde entregaram as carteiras das artesãs do município.

As artesãs, já conhecidas receberam a carteirinha de identificação nacional. Durante a solenidade, foram feitos novos cadastros de artesãos de diferentes áreas. “Parabéns a todas as artesãs e artesãos de Araçu, que agora são reconhecidos nacionalmente pelo belo trabalho que fazem”, disse Carla.

Artesão é um profissional que fabrica produtos através de um processo manual ou com auxílio de ferramentas. Sua profissão usualmente requer algum tipo de habilidade ou conhecimento especializado na sua prática. No contexto contemporâneo, o artesão é aquele que produz itens de carácter funcional ou decorativo, conhecidos como artesanato, a partir do qual ele obtém a sua renda.

Considerando a forma de produção, o artesão pode ser: Artesão-artista: é aquele que por sua criatividade, originalidade, graciosidade e perícia produz peças que provocam profundo sentimento de admiração naqueles que as observam. Exemplos: talhadores, gravadores, escultores, pintor etc.

Goiás já tem 4.800 artesãos cadastrados no Programa do Artesanato Brasileiro, “a Carteira Nacional do Artesão não tem taxa de adesão, nem anuidade ou mensalidade. Ele permite ainda ao profissional comercializar seus produtos em larga escala com emissão nota fiscal”, afirma o gerente de Artesanato da Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Coordenador Estadual do Programa do Artesanato Brasileiro, André Franco.

Secretaria de Obras inícia patrolamento na Zona Rural de Araçu