Consórcio Brasil Central recebe Plano Intermunicipal do Aterro Sanitário de Araçu

Na última semana, o diretor da Associação dos Municípios do Alto Meia Ponte e Adjacentes (Amampa), Carlos Alberto Andrade, entregou o Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PIGIRS) a Diretoria do Consórcio Intermunicipal Brasil Central/GO, na sede em Goiânia.

A Prefeitura de Araçu – que faz parte da Associação, participou de estudos técnicos realizados e um extenso trabalho feito por um grupo de 15 municípios, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O plano com mapas, gráficos e toda estrutura geográfica das áreas prioritárias em consórcio das cidades envolvidas no projeto resultou em livro de 504 páginas.

De acordo com o prefeito Joelton Bernardo, “o objetivo geral do plano é a captação de recursos para implantação do aterro em Araçu, pois não há recursos para construirmos e colocarmos em prática o projeto”, explicou.

Ainda acrescentou, “temos uma preocupação em resolver esse problema. Há anos temos um lixão que prejudica a população. É a nossa responsabilidade buscar meios de resolver e, assim, cuidar do meio ambiente”, afirmou o prefeito.

Como específica, o plano define as diretrizes de construção do aterro sanitário em nosso município, a implantação de lixeiras, da cooperativa de catadores e educação ambiental a população. O prefeito Márcio Tuca (Brazabrantes) e Divina Zago (Caturaí) estiveram representando os demais municípios durante o ato de entrega do Plano.

Os municípios integrados no Consórcio são: Araçu, Brazabrantes,  Caturaí, Damolândia, Goianira, Inhumas, Itaberaí, Itaguari, Itauçu, Nova Veneza de Goiás, Petrolina de Goiás, Santa Bárbara de Goiás, Santa Rosa de Goiás, Santo Antônio de Goiás e Taquaral de Goiás.

Emater-apresenta-a-Embrapa-potencial-da-Estação-Experimental-de-Araçu

DSC_0157-01

WhatsApp Image 2017-06-06 at 09.50.28 (1)

25593407_1406056566190241_360007514_n