Coordenadores e técnicos da Emater conhecem Estação Experimental Santa Vitória em Araçu

Coordenadores e técnicos agropecuários das 12 Unidades Regionais da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) participaram de uma visita técnica à Estação Experimental (EE) de Inovação Rural Santa Vitória, em Araçu. O encontrou reuniu cerca de 70 servidores de 36 municípios do Estado.

Os participantes visitaram quatro unidades demonstrativas com exemplares de banana, mandioca, soja, milho, arroz, além de programas de validação participativa, pastejo rotacionado e sistema ILPF implantadas no local. Os participantes também receberam informações sobre a produção de sementes, que será impulsionada com o funcionamento da Usina de Beneficiamento de Grãos que está sendo estruturada na EE.

“A Emater tem a oportunidade de transformar esta fazenda em um modelo de inovação rural e desenvolver uma mentalidade de metodologia aplicada nova. Aqui temos unidades didáticas que vão servir de pesquisa, com representação de material específico para cada regional, que poderão usá-los para dar características próprias de cada região”, ressaltou o presidente.

Arraes destacou ainda que a Agência vai investir na estruturação da EE para dar suporte em um sistema de capacitação em que técnicos e produtores “possam sair da unidade sabendo montar todos os sistemas de produção que estarão representados no local”.

O gerente da Estação, Nivaldo Alves da Costa, aproveitou a oportunidade para reforçar que “a unidade possui vários ensaios sobre trabalhos que estão sendo desenvolvidos, mas que é importante congregar as unidades regionais para contribuírem na construção do espaço e na transformação da Emater em uma agência de informação para técnicos e produtores”.

(Com informações da Assessoria de Comunicação do Governo Estadual)