Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos acontece neste sábado (22)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizará no próximo sábado, 22, o “Dia D” da Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos, em Araçu. A ação contra a raiva terá a participação de todos os profissionais da saúde, a partir das 8h às 17h – sem intervalo para almoço.

Os pontos de vacinação serão nas duas unidades de saúde: ESF I – Maria Gomes Leite (Setor Central) e ESF II – Alair Resende (Bairro João Cassiano). Além disso, a vacina estará disponível também na Praça 14 de Novembro, em frente a Prefeitura.

De acordo com a Secretária de Saúde, Elisangela Lima, a campanha tem o importante objetivo de prevenir casos de raiva no município, “é preciso que a população leve os seus bichos de estimação, gatos e cachorros, para que sejam imunizados – para proteger não só os animais, mas toda a família e a comunidade”, afirmou.

A raiva é transmitida através da penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, pela mordedura e mais raramente pela lambida em feridas abertas, mucosas ou por arranhões, com letalidade próxima a 100%. A SMS já realizou a campanha na Zona Rural, e, agora, começa na Zona Urbana.