Equipes da Saúde trabalham na imunização de cães e gatos contra a raiva

Durante o último sábado (23), a Prefeitura de Araçu, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou o “Dia D” da Campanha Nacional Antirrábica, nas unidades – Alair Resende e Maria Gomes Leite, das 8h às 17h.

Anteriormente, a ação teve início na zona rural, onde foram imunizados animais, através de visitas das equipes em fazendas e sítios. E neste fim de semana iniciada na zona urbana. A vacinação contra a raiva foi aplicada em cães e gatos acima de três meses. Quem ainda não vacinou o seu bichinho de estimação deve procurar, ainda essa semana, o postinho de saúde.

O que é a doença?

Transmitida por meio da saliva dos animais contaminados, a raiva é passada, principalmente, pela mordida dos animais doentes – sejam eles gatos ou cães. Nos cachorros e no homem, o vírus da doença pode permanecer encubado por até 2 meses antes que os seus sintomas (também bastante similares) comecem a aparecer; sendo que, nos gatos, a doença destaca sinais diferenciados, mas não menos agressivos.