Home

Idosos e deficientes beneficiários do BPC devem atualizar cadastro único no CRAS

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Araçu, através do CRAS e Bolsa Família, comunica aos idosos e pessoas com deficiência a atualização do cadastro do BPC (Benefício de Prestação Continuada) ou conhecido também como LOAS.  O cadastro está sendo feito na sede do CRAS, no Clube Cultural, das 8h às 11h e 13h às 17h.

A partir de agora, o BPC tem que estar também no Cadastro Único, conforme a Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS). É importante ressaltar que, o não comparecimento poderá cancelar o benefício do cidadão.

Para fazer o cadastro ou atualização é necessário levar somente os documentos originais – sem ser xerox – do grupo familiar do beneficiado: RG, CPF, comprovante de endereço, título de eleitor, carteira de trabalho, declaração escolar de filhos ou netos (se tiver), que moram com a pessoa.

O critério utilizado é o seguinte: possuir uma renda per capita (por pessoa) inferior a 1/4 (um quarto) do salário-mínimo (§ 3º do artigo 20 da Lei nº lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993). Mas vale registrar que esse critério vem sendo flexibilizado através do Poder Judiciário, garantindo que pessoas com uma renda um pouco superior ao 1/4 recebe o benefício assistencial.

Portanto, agora, o interessado em receber o LOAS/BPC deverá realizar seu cadastro no CADUNICO – Bolsa Família, para ter direito ao benefício.

 

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Prefeitura inicia mutirão de poda de árvores nas ruas de Araçu

Confira as fotos do Arraiá da Escola Municipal Cantinho do Saber

Centro Radiológico é reinaugurado

Antiga Escola Fazenda de Araçu será a nova Estação Experimental de Inovação Rural da Emater

Secretaria de Obras inícia patrolamento na Zona Rural de Araçu