Sábado é Dia D da Campanha de Multivacinação em Araçu

Começou nesta semana a Campanha Nacional de Multivacinação e a Prefeitura de Araçu, através da Secretaria Municipal de Saúde (SME), realiza o “Dia D” em todas as unidades dos postos de saúde do município. Com o objetivo de vacinar crianças e adolescentes para atualizar a caderneta de vacinação, os PFS’s funcionarão o dia todo, das 7h às 17h.

Com o slogan, “Todo Mundo Unido Fica Mais Protegido”, a campanha começou no último dia 11 de setembro e segue até o dia 22 deste mês. De acordo com a secretária de saúde, Elisangela Lima, é muito importante os pais levarem seus filhos para vacinar e atualizar a caderneta de vacinas, “a nossa meta é vacinar todas as crianças e adolescentes não vacinadas e, com isso, iniciar ou completar os esquemas de imunização de cada um”, explicou.

Em 2017, o Ministério da Saúde fez alterações no esquema vacinal e, por isso, orienta os pais a irem aos postos de saúde para checar a caderneta de vacinação. Houve alteração nas vacinas meningocócica C, pneumocócica 10 valente, Papiloma Vírus Humano (HPV), febre amarela e dTpa.

No caso da meningocócica C para crianças, o reforço, que era administrado aos 12 meses agora pode ser feito até os 4 anos. As primeiras duas doses continuam sendo realizadas aos 3 e 5 meses. Para os adolescentes, agora é oferecido um reforço que pode ser administrado de 12 a 13 anos de idade.

A pneumocócica 10 valente para crianças sofreu redução de três doses e passou a ser administrada em duas (2 e 4 meses), com um reforço preferencialmente aos 12 meses, mas que pode ser recebido até os 4 anos. A febre amarela também mudou de duas para apenas uma dose para todas as faixas etárias.

Já a vacinação contra o HPV, para crianças e adolescentes, passou de três para duas doses, com intervalo de seis meses entre elas, para meninas saudáveis de 9 a 14 anos. O ministério ressalta que a proteção só acontece com o esquema completo após duas doses. Houve ainda a inclusão de meninos de 11 a 14 anos no calendário de vacinação contra o HPV. Para as adolescentes gestantes também está disponível uma dose da vacina dTpa, a partir da vigésima semana de gestação.