Vacinação antirrábica para cães e gatos acontece neste sábado (23)

Começa no próximo sábado (23) a etapa urbana da Campanha de Vacinação Antirrábica de cães e gatos em Araçu. A ação teve início na zona rural, onde foram imunizados animais, através de visitas das equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em fazendas e sítios. A vacinação contra a raiva será aplicada em animais acima de três meses, nos postinhos de saúde, das 8h às 17h.

A secretária municipal de saúde, Elisangela Lima dá algumas dicas para que imunização seja feita com segurança para o profissional de saúde ao dono do bichinho, “é importante que os proprietários levem os cachorros nas coleiras e, para animais de grande porte ou agressivos, é essencial o uso de focinheiras. Os gatos devem estar envolvidos em toalhas ou em materiais adequados para proteção. É uma maneira de manter a segurança dos donos dos animais e dos vacinadores”, explicou.

O que é a doença?

Transmitida por meio da saliva dos animais contaminados, a raiva é passada, principalmente, pela mordida dos animais doentes – sejam eles gatos ou cães. Nos cachorros e no homem, o vírus da doença pode permanecer encubado por até 2 meses antes que os seus sintomas (também bastante similares) comecem a aparecer; sendo que, nos gatos, a doença destaca sinais diferenciados, mas não menos agressivos.